sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Cotas para negros, nas faculdades

O sistema de cotas para negros nas universidades, adotado pela primeira vez na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), em 2001, ainda gera polêmica e divide opiniões. Há vários argumentos contra e a favor, todos bastante sensatos. Nem mesmo o governo brasileiro parece saber que posição tomar e demonstra ambigüidade sobre a questão. Tanta incerteza, no entanto, tem um ponto positivo: a reserva de vagas gera um debate importante sobre o racismo no Brasil, um país onde

o preconceito existe, ainda que de forma velada.
A primeira instituição federal de ensino superior a implementar o sistema de cotas foi a Universidade de Brasília (UnB), que aprovou em junho deste ano um plano de metas para integração racial e étnica. O projeto, que entrará em vigor em 2004, prevê a reserva de vagas para negros e, num percentual menor, índios, durante dez anos.

Um dos autores da proposta da UnB, o professor José Jorge de Carvalho, do Departamento de Antropologia, acredita que o sistema de cotas é a única forma de se resolver o problema da exclusão racial no curto prazo. O preconceito, segundo ele, está presente nas salas de aula. Carvalho passou a defender as cotas depois de testemunhar o caso de um aluno negro prejudicado por um professor, aparentemente por motivos raciais.

"Há poucos negros na universidade e isso dificulta que eles se unam para lutar por seus direitos. É preciso mudar o tipo de relação que existe na academia. E isso só vai acontecer quando houver vários negros lá dentro", afirma Carvalho.
Os dados apresentados pelo professor mostram que a exclusão é perversa: 97% dos atuais universitários brasileiros são brancos, contra 2% de negros e 1% de amarelos. O desequilíbrio, num país em que 45% da população é negra, deixa claro que são necessárias medidas urgentes para inserção do negro no ensino superior. Mas a solução das cotas, a única de caráter prático apresentada até o momento, está longe de ser uma unanimidade.


Postado por: Victor Augusto

2 comentários:

  1. É uma excelente discussão. O que você pensa a respeito? Quero saber da sua opinião?

    ResponderExcluir
  2. Sim claro,a respeito disso penso que isso é uma das soluções provaveis para aumentar o número de negros nas universidades brasileiras.Mais por um outro lado isso é um ato que também prega o preconceito com os negros no Brasil.Esssa descurção entre esse assunto de cotas ou nao deve ser muito bem estudada, pois os jovens negros podem levar como preconceito ou desvalorização de sua raça.Tendo como base a "superioridade" dos brancos.Sobre o respeito disso, eu não daria nenhuma opinião precipitada ah esse assunto, mais sempre relevando o preconceito que ainda existe em nossa sociedade isso cairia como um...



    Postado por: Victor Augusto

    ResponderExcluir